Navigation path

  • Atlantic Action Plan

Promover o Património Natural e Cultural (Eixo Prioritário 6 - Ambiente e Eficiência dos Recursos)

(ACORES-14-2016-07) O património cultural apresenta um valor que se expande muito além do identitário e simbólico. Constitui um recurso de elevado valor e potencial para a economia, pelos efeitos diretos, em virtude da sua capacidade de criar riqueza e emprego, mas também efeitos multiplicadores indiretos que gera nos territórios.
O património constitui-se como marca única de um passado, que está presente, que poderá ser gerador de economia e turismo. Nos Açores a ligação da Cultura ao Turismo e ao Ambiente surge de forma natural, embora seja necessário a consolidação da rede regional de equipamentos culturais, implicando a correção das lacunas que ainda existam.
O património cultural dos Açores apresenta condições particulares para enformar diversos produtos turísticos, dada a relevante projeção e notoriedade nacional e internacional.
Os resultados a alcançar com a intervenção no património cultural situado nas diversas ilhas derivam de uma estratégia em prestigiar e qualificar os fatores distintivos regionais e locais, aproveitando e majorando as suas características singulares, de modo a que a imagem que turistas e visitantes, nacionais e estrangeiros, associam ao Arquipélago e à sua beleza, riqueza e diversidade cultural saia reforçada, enquanto território de excelência para a visitação e estada.

Deadline: 
Monday, 31 December, 2018 - 00:00
Geographical coverage: 
Regional
Budget: 
€ 5.500.000
Sector of Activity: 
other
Other Sector of Activity: 
Any