Atlantic Action Plan    
@EUAtlanticFacebookYoutube
October 2016

A Equipa de Apoio do Plano de Acção para o Atlântico (PAA) gostaria de desejar-lhe um Feliz Ano Novo e de partilhar a sua "primeira revisão do ano", e o que está para vir na Área Atlântica. O foco da quarta edição da nossa Newsletter é a presidência britânica de 2017 do Atlantic Strategy Group (ASG) e a mensagem do novo Presidente, James How.

2017 marca a mudança da Presidência do ASG para o Reino Unido, e o novo Presidente, James How, descreve a visão do Reino Unido para o novo ano: "2017 será um ano importante para o Plano de Acção da Estratégia Atlântica. Depois de muitos progressos desde a adopção do Plano de Acção em 2013, é agora tempo da revisão intercalar da sua implementação. O Reino Unido, que liderará os trabalhos do ASG ao longo de 2017, trabalhará com a Comissão e as partes interessadas para garantir que a revisão intercalar tenha em conta as experiências até ao momento, e defina um caminho claro para os próximos anos. O Reino Unido vai também acolher a Conferência das Partes Interessadas do Atlântico de 2017: esperamos anunciar o local muito em breve".

Ao longo de 2016, a Equipa de Apoio do PAA esteve empenhada em fornecer orientação pró-activa aos promotores de projectos para o desenvolvimento de ideias de projecto relacionadas com as prioridades do PAA. Foram registadas 146 ideias na base de dados da Equipa de Apoio durante a implementação do contrato, e a Equipa de Apoio tem procurado fornecer continuamente conselhos sobre oportunidades de financiamento e possíveis parcerias aos promotores de projectos. No final do primeiro ano, 22 das ideias de projecto identificadas foram candidatadas a financiamento através de vários instrumentos, e um projecto obteve já financiamento do programa INTERREG Europe. Mais informações sobre como registar a sua ideia de projecto ou encontrar parceiros de projecto adequados podem ser encontradas aqui.

Foram realizados quatro Eventos Nacionais em 2016, em Portugal, Espanha, França e Irlanda, e a presença de stakeholders em cada um destes eventos ultrapassou as melhores expectativas. Para além da divulgação de informações sobre os serviços do PAA e da Equipa de Apoio, o âmbito dos Eventos Nacionais incluiu a facilitação do desenvolvimento de ideias de projecto e networking, com a participação de 384 stakeholders no total, muito além das expectativas contratuais de um mínimo de 30-50 participantes por Evento Nacional. Informações sobre todos os Eventos Nacionais estão disponíveis aqui.

Para além dos Eventos Nacionais, as Unidades Nacionais realizaram 11 roadshows, que começaram na Irlanda em Fevereiro, e terminaram em França em Outubro de 2016, com um âmbito que vai desde o fornecimento de informações gerais sobre o PAA até a consulta sobre o desenvolvimento de ideias de projecto.

O principal evento da Equipa de Apoio foi a 3ª Conferência das Partes Interessadas do Atlântico (3ª ASPC), realizada em Dublin, na Irlanda, a 27 de Setembro, e que se centrou na Prioridade 1 do Plano de Acção para o Atlântico de "Promover o Empreendedorismo e a Inovação", sublinhando o desenvolvimento de projectos, para promover atividades vinculadas às Melhores Práticas do Atlântico e aos Atlantic Project Awards.

Durante 2016, a Equipa de Apoio participou em mais de 60 eventos externos, organizados por uma variedade de entidades, desde centros de investigação e universidades, a autoridades públicas, europeias, nacionais e regionais, clusters e redes. Através da sua participação nestes eventos, a Equipa de Apoio pretende promover o seu mandato de aprofundar o alcance das prioridades do PAA, envolvendo as partes interessadas, e promovendo actividades de networking e de orientação.

Em 2017, a orientação das partes interessadas e a promoção do desenvolvimento de projectos continuarão a ser as principais tarefas da Equipa de Apoio, facilitadas através do serviço de helpdesk e da sua participação em eventos externos.

Serão mantidos e reforçados os laços de rede durante o ano, dando especial ênfase ao desenvolvimento de novas redes. Será dada especial ênfase à iniciativa que a Equipa de Apoio iniciou com a EBN, no que se refere ao desenvolvimento de uma nova sub-rede formal da Área Atlântica, tal como previsto pela EBN e pelos BICs irlandeses.

A planificação da 4ª Conferência da Plataforma das Partes Interessadas do Atlântico, que se espera realizar no Reino Unido durante o Outono, procurará aprofundar o sucesso e incorporar todas as lições aprendidas das anteriores edições.

Para além disso, a Equipa de Apoio irá realizar uma nova ronda de 22 roadshows em todos os Estados Membros, procurando uma maior participação e resultados mais concretos, e simultaneamente colaborar com a Unidade Nacional do Reino Unido na organização do seu Evento Nacional em 2017.

Ao longo de 2017, a Equipa de Apoio continuará a identificação de ideias, iniciativas, metodologias ou projectos como "Boas Práticas", significando que aqueles podem demonstrar o sucesso na consecução dos seus objectivos, e que os seus promotores, gestores ou operacionais estão dispostos a compartilhá-los em benefício de outros. A base de dados "Boas Práticas" foi criada e carregada no site da Equipa de Apoio, que disseminará as diretrizes e o processo de avaliação das partes interessadas no primeiro semestre de 2017. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Contact @EUAtlanticFacebookYoutube  
  National Unit France
National Unit Ireland
National Unit Portugal
National Unit Spain
National Unit UK
Central management team
Support Team for the Atlantic Action Plan
 
European Commission
 

Esta publicação representa as opiniões do staff da Equipa de Apoio para a Estratégia Atlântica e não deve ser considerada como a posição oficial da Comissão Europeia.