Atlantic Action Plan    
@EUAtlanticFacebookYoutube
JUNHO 2016 - Construíndo Pontes

A edição de Junho da newsletter foca-se nas nossas atividades de networking e eventos nacionais, e na nossa participação em eventos no Espaço Atlântico. O destaque vai para a organização dos 1os. Atlantic Project Awards que terão lugar em Dublin, Irlanda, no dia 27 de Setembro de 2016.

Issue Focus

Os Atlantic Project Awards pretendem homenagear histórias de sucesso, alcançadas por projetos na área geográfica abrangida pela Estratégia Atlântica e que estão relacionados com a implementação do Plano de Ação para o Atlântico. Os Atlantic Project Awards serão concedidos a 5 projetos (1 vencedor por cada uma das 5 categorias), que se alinham com as prioridades da Estratégia Atlântica e do Plano de Ação, como reconhecimento pelo excelente desempenho em áreas / sectores relevantes.

Promova o seu Projeto Atlântico, candidatando-o aos Atlantic Project Awards até 15 de Julho de 2016. As despesas de deslocação e alojamento para o vencedor de cada uma das cinco categorias assistir à cerimónia de entrega de prémios (Dublin, Irlanda - 27 de Setembro de 2016) serão cobertas pela organização.

Candidate o seu projeto Atlântico agora!!

OS NOSSOS EVENTOS

Evento Nacional Espanhol: O terceiro evento nacional organizados foi organizado pela nossa equipa em Vigo, no dia 9 de Junho, intitulando-se "Los Retos Emergentes de la Economía del Mar". 18 oradores apresentaram as últimas novidades em torno Economia Azul e os principais desafios enfrentados pelos agentes do Atlântico. O evento destacou as oportunidades de financiamento existentes e os mecanismos criados para auxiliar os promotores de projetos. Os workshops "Somos Atlánticos" contaram com a presença dos atores atlânticos com um papel ativo no desenvolvimento regional em Espanha. O 3º Evento Nacional espanhol contou com  mais de 100 participantes interessados no futuro da economia azul e nas atividades desenvolvidas no âmbito da Estratégia Atlântica. Mais informações e resultados do evento podem ser encontrados aqui.

Evento Nacional Português: O Evento Nacional 'Atlântico ao Centro: Parcerias, Projetos e Financiamentos' realizou-se no dia 25 de Maio de 2016, na Praia da Costa Nova, em Ílhavo. O evento constituiu o ponto de encontro para os atores portugueses com intervenção direta e indireta na economia regional, apresentarem iniciativas ou projetos a desenvolver no quadro do Plano de Ação para o Atlântico. Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de se reunir com potenciais parceiros e criar consórcios para implementar os seus projetos e / ou tenha aceder a informações sobre os diversos apoios financeiros disponíveis para o desenvolvimento de potenciais projetos, enquadrados no Portugal 2020, Mar 2020, entre outros. O evento reuniu mais de 100 participantes. Mais informações e resultados do evento podem ser encontrados aqui.

DESTAQUE - Networking

No contexto da promoção de ligações mais estreitas de cooperação com outras redes europeias, renovámos a nossa colaboração com a FARNET, comunidade dos agentes promotores do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) no âmbito do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e da Pesca (FEAMP). Esta rede reúne Grupos de Ação Local Pescas (GAL-Pescas), autoridades de gestão, cidadãos e especialistas de toda a UE a trabalhar no desenvolvimento sustentável das áreas piscatórias e costeiras. Os Estados-Membros atlânticos também estão envolvidos no DLBC, que foi amplamente analisado no segundo seminário transnacional FARNET "Results-oriented CLLD in fisheries areas", realizado em Helsínquia, Finlândia entre 24 e 26 de Maio de 2016. Mais informações e resultados do evento podem ser encontrados aqui

Destaque - A Equipa de Apoio nos eventos atlânticos

O Dia Europeu do Mar é o ponto de encontro anual para a comunidade marítima da Europa colaborar, discutir e preparar uma ação conjunta. Este ano, a 9ª edição realizou-se em Turku, Finlândia nos dias 18 e 19 de Maio e a Equipa de Apoio não poderia estar ausente deste grande evento. A nossa equipa teve oportunidade de promover o Plano de Ação para o Atlântico, bem como as próximas atividades, tais como a 3ª Conferência das Partes Interessadas do Atlântico, que será realizada em Dublin a 27 de Setembro de 2016. Para mais informações, visite a página oficial do evento.

A 'Semana Verde' da UE é o maior evento anual para debater e discutir a política ambiental europeia. Este ano, decorreu de 30 de Maio a 3 de Junho. O dia 2 de Junho foi dedicado ao investimento nos nossos oceanos. A Equipa de Apoio esteve presente num Webinar organizado pela DG MARE denominado “Investing in our Oceans: how to make it happen”. Veja o contributo da Equipa de Apoio para a Semana Verde da UE aqui.

A Equipa de Apoio colaborou com a DG MARE na organização do evento Estratégia Atlântica em Ação, realizado em 8 de Junho, em Bruxelas. O evento destinou-se a melhorar o conhecimento e a sensibilização sobre o Plano de Ação pelas autoridades de gestão. Foi também uma oportunidade para as autoridades de gestão identificarem barreiras ou obstáculos para a implementação do Plano de Ação. A Equipa de Apoio, representada por Alexandros Chloros, apresentou as realizações e atividades futuras da equipa. Mais informações podem ser encontradas aqui.

O Intergrupo., em conjunto com o Grupo de Estratégia Atlântica organizou em 14 de Junho, a conferência “Sea in Motion – Activating the Atlantic Action Plan” no Parlamento Europeu. A Equipa de Apoio, representada por Pascale Van Doren, apresentou algumas ideias de projetos apoiados pela equipa. Mais informações podem ser encontradas aqui.

Próximos eventos

 

  Picture

Conferência Atlantic Stakeholder Platform, 27/09/2016 - Dublin, Irlanda

  Picture

3ème Evénement National France du Plan d’Action Atlantique, 13/10/2016 – Brest, Bretagne

   
Contact @EUAtlanticFacebookYoutube  
  National Unit France
National Unit Ireland
National Unit Portugal
National Unit Spain
National Unit UK
Central management team
Support Team for the Atlantic Action Plan
 
European Commission
 

Esta publicação representa as opiniões do staff da Equipa de Apoio para a Estratégia Atlântica e não deve ser considerada como a posição oficial da Comissão Europeia.